Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Pele ressecou? Veja cuidados com a hidratação nos dias gelados

Adriana Vilarinho

22/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Com a chegada do inverno, o clima frio e seco é o grande responsável por deixar a pele ressecada. Porém, banhos quentes e a falta de cuidados com produtos específicos à cada tipo de pele, podem diminuir ainda mais sua umidade natural.

Para manter a pele saudável também nesta época e evitar aquele aspecto esbranquiçado e craquelado, o que indica a desnaturação das proteínas, é importante fazer hidratações profundas e, além disso, praticar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes.

Outra recomendação importante é dar preferência a banhos menos demorados e não tão quentes. Deixar esponjas e buchas de lado também é preciso, pois removem o manto de oleosidade cutânea natural. Utilizar óleos hidratantes disponíveis no mercado, específicos para o momento do banho, pode trazer praticidade para o dia a dia, além de ajudar quanto à hidratação.

Os lábios também merecem atenção durante o inverno e, geralmente, são os primeiros a ressecar e descamar. Por isso, a orientação nesse caso é não puxar as peles da descamação e usar balms labiais, reaplicando-os constantemente.

Cotovelos, joelhos e calcanhares possuem menos glândulas sebáceas e não produzem o óleo natural que lubrifica a pele como no restante do corpo, por isso, o ideal é fazer um tratamento mais intensivo nessa época, usando hidratantes que contenham ureia, glicerina e manteigas vegetais, de preferência recomendados por um dermatologista.

O inverno é a época mais indicada para diversos procedimentos estéticos como peelings e protocolos com laser, além de tratamentos com ácidos e clareadores mais potentes para tratar problemas como manchas, rugas, cicatrizes de acne e estrias, já que não ficamos tão expostos ao sol.

A ingestão de água, como em qualquer estação do ano, também é de extrema importância para manter a hidratação da pele e de todo o organismo, de dentro para fora. Procure seu dermatologista para conversar sobre uma rotina diária de cuidados com a pele. E, claro, mesmo nos dias nublados e chuvosos, usar protetor solar é fundamental!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho