Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Cenoura, peixe e outros alimentos aliados da pele para incluir no cardápio

Adriana Vilarinho

01/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Ter uma alimentação rica em nutrientes e balanceada é uma das principais recomendações para uma pele saudável. O consumo dos alimentos certos pode combater e prevenir inflamações e envelhecimento precoce.

A cenoura, por exemplo, é rica em betacaroteno e em vitamina A, que ajuda no combate e prevenção da oleosidade, colaborando para o clareamento de manchas e diminuindo as chances de desenvolver o câncer de pele.

Alimentos que contenham vitamina C têm ação antioxidante e antibactericida, como o morango, acerola, brócolis.

Para pessoas com pele acneica, uma sugestão é o consumo de vegetais crus, frutas, legumes, leite e seus derivados magros, evitando alimentos ricos em gordura saturada, açúcares, carboidratos e chocolates, pois favorecem a obstrução das glândulas sebáceas, ocasionando ou piorando as lesões.

Frutas vermelhas, chamadas "berries", como mirtilo, cereja, amora, framboesa e jabuticaba, são ricas em antioxidantes e ajudam a prevenir os danos causados pelos raios UV, além de possibilitar um crescimento saudável aos cabelos.

As oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas e o consumo de peixes também trazem benefícios à pele, cabelos e unhas, pois seus nutrientes, entre eles o Ômega 3 fortalece os fios e permite que as unhas cresçam mais fortes.

Além do consumo de alimentos mais saudáveis, beber o mínimo de água recomendada diariamente por especialistas, auxilia como forma de manter a saúde, não só da pele, mas do corpo. Afinal, a hidratação começa de dentro para fora.

A alimentação é pode ser grande aliada da pele saudável quando equilibrada. Em todo caso, consultar um dermatologista para identificar as necessidades da sua pele e os tratamentos adequados, é a melhor recomendação – além de um nutricionista. Consulte especialistas!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho