Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Microagulhamento: quais os benefícios do tratamento para a pele?

Adriana Vilarinho

29/04/2019 04h00

Crédito: iStock

O microagulhamento é um procedimento realizado com um equipamento com pequenas agulhas metálicas. Ele provoca microperfurações na pele, o que estimula a produção de colágeno e elastina, com o intuito de melhorar o aspecto de cicatrizes de acne, estrias, melasma e flacidez.

A técnica pode ser realizada de forma manual com a utilização de rollers ou canetas elétricas, que possuem tamanhos de agulhas diferentes, conforme a necessidade do paciente, promovendo a penetração de medicamentos nas camadas da pele; ou de forma automatizada (carimbo/ponteira) associada a outras tecnologias como radiofrequência.

Indica-se a aplicação de anestésico tópico 30 minutos antes do procedimento, que pode ser realizado por homens e mulheres a partir de 18 anos de idade.

Após o protocolo há prescrição de medicamentos tópicos com função de reepitelização, para acalmar e revitalizar a pele. O uso de protetor solar também é indicado e o produto deve ser aplicado regularmente após o procedimento, para minimizar o aparecimento de manchas na pele.

A indicação médica para realizar este procedimento dependerá da avaliação criteriosa do dermatologista e do diagnóstico de base de cada paciente.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho