Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

O que é harmonização facial? O que consigo tratar com os procedimentos?

Adriana Vilarinho

26/03/2019 04h00

Crédito: iStock

A "harmonização facial", termo muito utilizado no momento, refere-se a um conjunto de técnicas dermatológicas combinadas para a realização de preenchimento facial, sendo geralmente utilizado o ácido hialurônico como substância preenchedora.

Durante a avaliação médica, o profissional busca identificar os pontos específicos em cada região facial que possuem indicação de preenchimento, seja para volumizar, uniformizar ou harmonizar regiões anatômicas, sempre respeitando a individualidade de cada paciente.

Por meio dessas técnicas é possível tratar pequenas assimetrias, bem como repor o volume perdido em algumas áreas, como os sinais que aparecem em decorrência do envelhecimento, secundários a traumas ou procedimentos ortopédicos e odontológicos, que tenham trazido irregularidades no contorno do rosto ou na superfície da pele da face.

Entre os procedimentos mais realizados temos:

  • A sustentação da região malar (popularmente chamada de "maçã" do rosto);
  • Aumento do ângulo da mandíbula;
  • Preenchimento do queixo;
  • Preenchimento de "olheiras";
  • Remodelagem do nariz.

A análise meticulosa do dermatologista considerando a indicação médica e a vontade do paciente irão definir quais os procedimentos indicados, visando sempre um resultado natural, de forma individualizada.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho