Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Pelos da sobrancelha crescem mais lentamente após serem retirados?

Universa

18/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Você já ouviu (ou percebeu) que os pelos da sobrancelha demoram ou param de crescer após depilados ou retirados? Não é mito e, em parte, isso realmente ocorre.

O que acontece é que a duração da fase de crescimento (anágena) dos fios das sobrancelhas é bem mais curta se comparada ao crescimento dos fios do couro cabeludo.

Além disso, a duração da fase final do ciclo do pelo, que leva à sua queda (fase telógena), é mais longa na sobrancelha.

A fase de crescimento mais curta e de final de ciclo mais longa justifica o fato dos pelos das sobrancelhas serem curtos.

Isso significa que os fios da sobrancelha não devem ser arrancados ou depilados em intervalos curtos, ou pode ocorrer períodos com falhas e sem fios. Um intervalo mínimo de aproximadamente 21 dias seria o ideal, mas é necessária a avaliação individualizada do paciente para determinar o tempo certo.

Além disso, como acontece com todos os fios do nosso corpo, com o passar dos anos os pelos das sobrancelhas também sentem o efeito do envelhecimento, geralmente apresentando afinamento dos fios.

O que fazer?

A falta de pelos nas sobrancelhas faz com que algumas pessoas optem pela micropigmentação. Trata-se de um procedimento semelhante a uma tatuagem na pele, feita de forma delicada, para causar o efeito de sobrancelha mais cheia e desenhada.

Antigamente, os resultados eram mais artificiais. Hoje em dia, com técnicas mais precisas, feitas fio a fio, os resultados são mais sutis.

Não gostei da micropigmentação. Dá pra tirar?

É frequente no consultório dermatológico recebermos pacientes que desejam retirar a micropigmentação, pois não ficaram satisfeitas com o resultado. Nesses casos, a remoção é feita com aparelhos que utilizam a tecnologia de picossegundos, que elimina o pigmento, fazendo a sobrancelha voltar ao natural.

A avaliação para a retirada de micropigmentação de sobrancelhas será feita pelo dermatologista, considerando o desejo da paciente e a harmonia facial que se deseja obter.

E descolorir?

Outro procedimento muito realizado nas sobrancelhas é a despigmentação dos fios, geralmente feita por pessoas que clareiam os cabelos e não querem que a cor fique destoando da sobrancelha.

Costuma ser utilizado o mesmo descolorante de cabelos, porém aplicado por um período de tempo menor, já que os fios são menos densos e mais curtos. Deve-se evitar fazer a descoloração com intervalos muito curtos, pois a amônia e os outros agentes químicos enfraquecem os pelos.

Procure sempre orientação médica, com profissional especializado.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho