Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Vai tomar banho de piscina ou mar? Veja cuidados para proteger os cabelos

Adriana Vilarinho

25/02/2019 04h00

Crédito: iStock

A estação mais quente do ano esconde agressões que podem prejudicar a saúde dos cabelos. São elas: sol, água do mar, cloro das piscinas, vento e suor.  A combinação desses fatores agride a fibra capilar, causando desnaturação da queratina, enfraquecimento, desbotamento da cor, ressecamento, alteração do pH dos fios, deixando-os  porosos, opacos, sem brilho, com pontas duplas e mais suscetíveis à quebra. Os cabelos quimicamente tratados são os que sofrem mais ainda com essas agressões.

O ideal é cuidar antes, durante e depois da temporada de praia. Antes é bom fazer uma boa hidratação. Durante, lembre-se sempre de molhar os fios com água doce antes de entrar no mar ou na piscina, assim, você satura a fibra capilar e controla a penetração de cloro e sal. E, para proteger mais ainda, aplique um produto específico que proteja a cutícula do cabelo. Essas substâncias agressoras abrem as cutículas e deixam as madeixas mais sensíveis. Quanto menor o contato com elas, menor será o dano. Ao sair da água molhe o cabelo novamente com água doce para retirar os resíduos de sal ou cloro dos fios.

Pós-verão é a hora de recuperar e revitalizar os fios. Agora a palavra de ordem é HIDRATAÇÃO!

1- Hidratar, hidratar, hidratar!

Esse é o "mantra" para manter a saúde dos fios durante o verão. A exposição ao sol, mar, piscina e areia, somados às lavagens frequentes, tornam as madeixas mais ressecadas e rebeldes. Daí a importância de utilizar semanalmente máscaras de hidratação, sempre respeitando seu tipo de cabelo. Mas, atenção, nunca ultrapasse o tempo de ação do produto recomendado pelo fabricante, nem deixe resíduos nos fios, para não torná-los oleosos. Óleos, como o de argan, coco e semente de uva também são excelentes aliados para manter os cabelos hidratados e protegidos dos agentes nocivos do verão. Eles ajudam a fechar a cutícula dos fios, deixando-os macios e cheios de vitalidade.

2- Invista em um leave-in

Ainda falando na hidratação dos fios, o leave-in não pode faltar em seu nécessaire. Além de formar uma película de proteção sobre os fios, o produto ajuda a reduzir a absorção do sal e do cloro. Aplique leave-in antes de ir à praia ou piscina e reaplique após cada mergulho. Quem tem cabelos secos deve optar pelas versões em creme, enquanto os líquidos são melhores para os cabelos oleosos. Lembre-se sempre de verificar se o produto apresenta proteção UV.

3- Sem sal nem cloro

Para evitar que o sal do mar ou o cloro da piscina fiquem acumulados no cabelo, não se esqueça de, após cada mergulho, enxaguar os cabelos com água doce. Esse cuidado evitará que os cabelos fiquem ressecados e, no caso das loiras, que adquiram coloração esverdeada.

4- Proteção extra!

Além de incrementar o visual, usar bonés e chapéus cria uma barreira física contra a incidência direta do sol sobre os fios. Os raios UVA e UVB são prejudiciais à saúde dos cabelos – tornando-os ressecados, fracos e opacos – e do couro cabeludo, uma vez que pode levar à queimaduras e a descamação da região.

5- Água fria no enxágue

No dia a dia também é importante enxaguar os cabelos com água fria. Isso ajudará a fechar as escamas dos fios e controlar a oleosidade, tornando-os mais leves e brilhantes.

6- Atenção ao couro cabeludo

A combinação calor + suor pode facilitar o surgimento de problemas no couro cabeludo, como a dermatite seborreica. A recomendação para que o couro cabeludo não sofra com o excesso de oleosidade e acumule impurezas é, uma vez por semana, substituir o xampu de uso diário por um antirresíduos. Além de eliminar a gordura do couro cabeludo, o produto também removerá vestígios de poluição e produtos capilares (como tinturas e máscaras) que podem, com o tempo, obstruir os poros e prejudicar o processo de crescimento dos fios.

7- Dê férias ao calor!

Que tal aproveitar que o sol brilha lá fora e deixar um pouco o uso do secador e da chapinha de lado? As temperaturas elevadas desses aparelhos aumentam o ressecamento dos fios, deixando-os rebeldes e opacos. Agora,  caso realmente vá usá-los, aplique antes um protetor térmico nos fios e mantenha o secador a uma distância de 30 cm do couro cabeludo.

8- Deixe os cabelos ao natural

Se você estava pensando em iniciar a transição capilar, a hora é agora! Danos aos fios provocados por procedimentos químicos nos cabelos – como porosidade e ressecamento – tornam-se ainda mais agressivos durante o verão.

9- Desate os nós

Após sair da água é normal os cabelos ficarem embaraçados, mas isso pode causar quebra de fios. Por isso, entre um mergulho e outro, desembarace os fios! Comece separando, delicadamente, as mechas com os dedos, soltando os nós maiores. Depois, com um pente ou escova, penteie por etapas, começando pelas pontas e vá subindo devagar. Também para manter as madeixas livres de quebras, evite prender o cabelo enquanto estiver molhado.

10- Alimente os fios 

Colocar no prato alimentos com vitaminas do complexo B ajuda a manter a saúde dos fios. Elas auxiliam o sistema imunológico e promovem a regeneração celular, incluindo o crescimento dos cabelos. Leite e seus derivados, ovos, peixes, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre são boas fontes destas vitaminas.

11- Combata a queda de cabelo

Se seus cabelos estão fracos e caindo, o primeiro passo é agendar uma consulta com o Dermatologista, que irá fazer o diagnóstico das causas e orientar o tratamento.

Um dos recentes avanços terapêuticos, que pode ser utilizado em alguns casos, é o tratamento com LED (luz de emissão de diodo). Indolor, a luz de baixíssima intensidade atinge diretamente as células do couro cabeludo, melhorando a microcirculação sanguínea e o aproveitamento dos nutrientes, fortalecendo e estimulando o crescimento dos fios.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho