Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Pele negra: saiba escolher o produto certo para hidratar

Adriana Vilarinho

30/07/2018 04h00

A pele negra possui um nível alto de melanina, o que promove uma proteção natural ao sol. Além disso, possui mais colágeno que outros tipos de pele, deixando-a mais elástica e resistente aos efeitos do tempo, como rugas e linhas de expressão.

Qualquer tipo de pele pode ser normal, mista ou oleosa. No entanto, a oleosa é a mais comum em pessoas negras, já que a secreção das glândulas sudoríparas é maior nesse tipo, sendo mais propensa ao surgimento de acne e foliculite. Também devido a grande quantidade de melanina, é mais propensa ao aparecimento de manchas (hiperpigmentações, melasma) e por causa da maior quantidade de colágeno poderá ser mais propensa a apresentar queloides.

 

Os cuidados com a pele negra devem começar com o uso de sabonete específico para o tipo de pele (mista, seca ou oleosa) e uso de protetor solar diário fator de proteção 15 no mínimo (apesar da maior proteção natural ao sol). Outros produtos, como séruns com ativos antioxidantes e tônicos/adstrigentes faciais, também podem ser indicados pelo dermatologista.

Para evitar manchas são recomendados produtos compostos por vitamina C, ácido kojico, ácido fítico e alfa-hidroxiácidos. Já para o tratamento no consultório, podem ser realizados peelings químicos (a base de ácidos indicados por dermatologistas) ou físicos (como cristal e diamante também recomendados por dermatologistas) e lasers, como o Nd:Yag e lasers fracionados.

Outra questão comum na pele negra é a foliculite secundária a pelos encravados. Hidratar bem a pele após a depilação com cera ou lâmina de aço, ajuda, já que, assim, ela fica mais protegida contra agressões ambientais e inflamações. A escolha de um sabonete esfoliante também contribui para que não surjam pelos encravados. Caso o problema persista, a depilação a laser pode ser uma opção, dependendo da avaliação do dermatologista.

Quer saber mais sobre o tema? Procure o seu dermatologista!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho