Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Tatuagem para camuflar olheiras? Método pode trazer alguns perigos

Adriana Vilarinho

21/05/2018 04h00

Crédito: iStock

Algumas pessoas podem se sentir desconfortáveis com a presença de olheiras, melasma, manchas de vitiligo, estrias ou cicatrizes na pele. Muitas vezes, o uso de maquiagem com corretivos, por exemplo, tenta camuflar essas alterações na pele.

Atualmente, está sendo oferecida no mercado por profissionais não médicos a opção de fazer tatuagens sobre as alterações da pele, numa tentativa arriscada de cobrir essas tais imperfeições.

É importante ressaltar que não há indicação médica para essa finalidade e que esses procedimentos não são isentos de riscos, sendo que não são de atuação dermatológica –ou seja, não são reconhecidas pelas autoridades de Medicina e Dermatologia do país.

Assim como as tatuagens em geral, os pigmentos utilizados no processo podem causar reações alérgicas em curto e longo prazo, com o organismo tentando "expulsar" o pigmento. Isso pode gerar inflamação crônica e ferida no local de difícil cicatrização. Além disso, nosso tom de pele muda com a idade e com a exposição à luz solar, de forma que uma tatuagem feita com pigmento próximo ao do tom da sua pele no verão pode não ter a mesma coloração no inverno e a diferença de cor entre as regiões pode ser ainda mais marcante que a própria estria ou cicatriz.

Na área dos olhos, o processo de envelhecimento torna a região mais flácida, com rugas e mais profunda. Assim, a pigmentação feita para tentar cobrir a alteração da pele, com o tempo, pode também oxidar, mudar de tom e se tornar irregular, evidenciando ainda mais as olheiras.

Tanto para olheiras quanto para essas alterações de cor ou textura da pele há diversos tratamentos dermatológicos oferecidos com base científica, para abordagem terapêutica segura das regiões facial e corporal.

Tanto olheiras como estrias, cicatrizes e manchas escuras ou claras têm tratamento, que podem ser feitos com cremes clareadores, filtro solar, peelings, lasers, entre outros; sendo que o médico dermatologista é o profissional capacitado para diagnosticar e indicar o tratamento adequado.

Se você já fez tatuagem para cobrir olheiras ou estrias e se arrependeu ou apresentou reação alérgica, procure o quanto antes seu médico dermatologista. Existem diversas abordagens terapêuticas possíveis, entre elas o laser de picossegundos e lasers fracionados, eficazes para remoção de pigmento.

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho