Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Lavar a cabeça todo dia é ruim? Veja o que pode ou não danificar seu cabelo

Adriana Vilarinho

07/05/2018 04h00

lavar o cabelo todo dia é ruim?

Crédito: iStock

As mulheres adoram cuidar dos cabelos. Nós cortamos, pintamos, alisamos, enrolamos, lavamos, passamos cremes e fazemos de tudo para eles ficarem sempre bonitos e saudáveis. Mas será que todas as táticas que você adota fazem bem para os seus fios? A seguir, vou mostrar alguns cuidados importantes:

Evite passar xampu nas pontas

As fórmulas dos xampus possuem componentes detergentes que ajudam a limpar o fio e retirar o excesso de oleosidade. O problema é que as pontas já têm pouca oleosidade naturalmente e, em contato com o produto, podem ficar ainda mais ressecadas. Concentre a lavagem no couro cabeludo e deixe a espuma escorrer pelas pontas. Assim, você retira as impurezas sem agredir o cabelo.

Não deixe o condicionador chegar ao couro cabeludo

O erro é comum, principalmente em quem tem cabelo mais curto. O condicionador pode obstruir a raiz dos fios e causar uma série de danos, como queda de cabelo e caspa. O produto deve ser aplicado somente no comprimento e pontas, sem exagero. Retire o excesso de água dos fios e vá aplicando aos poucos, mecha por mecha.

Invista na hidratação capilar

A máscara de hidratação é recomendada, sim! Embora o condicionador deixe os fios mais macios e desembaraçados, ele não consegue repor todos os nutrientes necessários. A máscara tem a ação mais intensa e atua dando mais força, maciez e brilho. Use-a no comprimento e pontas, sendo recomendado uma vez a cada 15 dias.

A máscara apresentava bons resultados nas primeiras aplicações e, depois, parou de fazer efeito e até deixou seu cabelo pesado? O que acontece é que o seu fio também pode ficar saturado de um certo tipo de nutriente.

O recomendado é alternar entre uma máscara reconstrutora e outra nutritiva. A primeira ajuda a deixar o cabelo firme e forte, mas em excesso pode deixá-lo "endurecido". Já a segunda ajuda no brilho e maciez, mas se for usada com muita frequência pode deixar o fio pesado e opaco.

Não deixe resíduos de produtos no couro cabeludo e fios

Não retirar integralmente os produtos na lavagem pode ser prejudicial não só à aparência dos fios, que ficam opacos e sem movimento, mas também à sua saúde. Ficar com resíduos de produto no cabelo muito tempo pode causar alergias no couro cabeludo. Além disso, você corre o risco de "queimar" o cabelo fazendo chapinha –alguns produtos podem ter seu efeito potencializado com a ação do calor. Enxágue bem e, se necessário, use um pente de dentes largos para ajudar no processo.

Lave na frequência certa para você

Lavar o cabelo todo dia não é errado. Na verdade, não existe um número correto ou perfeito de vezes que se deve lavar o cabelo. A frequência varia conforme a pessoa e depende dos seguintes fatores:

1) Tipo de cabelo e couro cabeludo: cabelos secos pedem menos lavagens com hidratação mais poderosa, enquanto os oleosos precisam de limpeza mais frequente, para retirar o excesso de lipídios e resíduos produzidos pelo corpo ou acumulado por fatores externos.

2) Clima: em regiões praianas e de clima mais quente, o cabelo precisa de mais cuidados e lavagens mais frequentes, pois sofre mais danos.

3) Estilo de penteado: se você utiliza muitos produtos para modelagem dos cabelos, como géis, sprays ou pomadas, cujas substâncias deixam resíduos fortes, deve lavar seu cabelo com maior frequência, idealmente sempre após aplicação.

4) Estilo de vida: quem pratica esportes ou atividades ao ar livre deve lavar o cabelo diariamente ou quando realizar estas atividades, para retirar as substâncias externas e excesso de oleosidade que se acumulam e também proteger, hidratar e reparar contra os danos do sol, cloro, elásticos de cabelo, entre outros.

Pesquisas científicas comprovam que não há nenhum problema em lavar o cabelo todos os dias, desde que sejam aplicados produtos de qualidade –para evitar resíduos de ingredientes prejudiciais — e não se utilize água muito quente –que prejudica a saúde da pele e do couro cabeludo.

Espere o cabelo secar para pentear

Um dos erros mais comuns é, provavelmente, a maneira de pentear. É frequente, logo depois de lavar o cabelo, desembaraçar com um pente ou escova. No entanto, você pode involuntariamente arrancar muitos fios sensíveis quando a escova fica presa nos nós.

Recomendação: escove bem o cabelo antes de tomar banho. Dessa forma, você evitará que ele embarace ainda mais durante a lavagem.

Controle bem a temperatura da água

Cuidado com os banhos quentes! Claro que é agradável tomar um banho quentinho e relaxante depois de um dia duro de trabalho, mas quando se trata do cabelo, a atenção sobre a temperatura ideal deve ser cuidadosa. A temperatura elevada da água não tem a propriedade de higienizar mais o cabelo e, em longo prazo, pode deixar os fios frágeis e secos.

Recomendação: use água morna. Um último enxágue com água fria no final do banho colabora para que os poros do couro cabeludo fechem. Seu cabelo agradecerá, melhorando brilho e promovendo uma textura suave.

Tenha paciência na hora de secar

Normalmente, após o banho, é comum querer secar o cabelo o mais rápido possível. Mas o ideal é comprimir suavemente seu cabelo um pouco com as mãos primeiro. Em seguida, retire a umidade com uma toalha de algodão, fazendo um pouco de pressão. Depois, coloque a toalha como um turbante e deixe seu cabelo secar por 10 minutos, embora seja melhor secar o cabelo ao ar livre. Se você não tiver tempo para fazer isso, escolha um produto –recomendado pelo seu dermatologista — para proteger o cabelo antes de usar o secador.

A melhor conduta depende do seu tipo de fio e couro cabeludo, consulte sempre seu dermatologista!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho