Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Outono à vista: a época do ano é ótima para alguns cuidados com a pele

Adriana Vilarinho

12/03/2018 04h00

O outono, que começa na semana que vem, é a estação ideal para retomar diversos tratamentos no consultório dermatológico. A pele se recupera mais rápido e há redução do risco de efeitos indesejados. Nessa época, os consultórios dermatológicos voltam a receber pacientes interessadas (os) em melhorar o aspecto da pele, tirar machas do rosto e eliminar aquela gordurinha, celulite ou estria.

Afinal, assim que o verão acaba, a pele fica desvitalizada, muitas vezes com manchas, lesões vasculares, desidratada e sem brilho. E como o sol já não vai mais atrair a/o paciente para a praia, esse é o momento ideal para retomar os tratamentos. Além disso, com a temperatura mais amena e menos sol, a pele se recupera mais rapidamente, além de reduzir os riscos de aparecimento de manchas e outros efeitos indesejados após os tratamentos.

Mudanças nos cuidados

Essa é a época ideal para mudar a rotina de cremes faciais diários e incluir formulações à base de ácidos noturnos. Eles vão atuar sobre a renovação celular e, quando associados aos clareadores, o resultado é mais rápido, deixando a pele mais preparada para outros procedimentos.

Tratamentos recomendados

Para quem sente a pele desvitalizada, com falta de hidratação e de brilho, por exemplo, pode ser realizada aplicação de ácido hialurônico, que repõe a perda dessa substância na pele, atenua rugas finas e melhora o brilho.

O outono também é propício para realizar procedimentos com lasers. Para cuidar do rosto, pescoço e do colo, uma possibilidade é recorrer ao laser de CO2 fracionado, para atenuar rugas, óstios (poros) dilatados e melhorar a pele. Esse laser também pode ser indicado para o tratamento das estrias.

Já para o tratamento de manchas, como o melasma, essa época é ideal para o uso de clareadores mais potentes associados ao tratamento com lasers, como o laser fracionado (1927nm) ou laser Q-Switched (lasertoning) e, mais recentemente, o laser de picosegundos.

O outono também é ideal para começar a depilação a laser, já que – normalmente – são necessárias várias sessões e idealmente não se deve estar bronzeada para evitar o risco de queimaduras e manchas com esse tipo de laser.

Cuidados com o corpo

Os tratamentos corporais podem ser realizados durante o ano todo. Hoje em dia, há muitas opções para o tratamento da gordura localizada, por exemplo; a radiofrequência que melhora a flacidez e gordura localizada e os tratamentos para celulite – que combinam as tecnologias de radiofrequência, infravermelho e vácuo, e produzem um efeito de sucção e manipulação mecânica dos tecidos, atuando também sobre a produção de colágeno.

Importante lembrar que cada estação do ano tem sua particularidade, mas para uma pele bonita e saudável, é necessário tratá-la dermatologicamente o ano todo.

Procure seu dermatologista e saiba mais!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho