Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Abuse da proteção no Carnaval e evite bolha nos pés, manchas, alergias

Adriana Vilarinho

05/02/2018 04h01

Crédito: Pixabay

O Carnaval está chegando e como a maior festa popular acontece durante o verão é preciso usar e abusar da proteção – em todos os sentidos…

Acompanhe algumas recomendações para cair na folia, protegido (a), sem descuidar da saúde!

– Evite e previna-se de queimaduras ocasionadas pelo sol! É importante evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, não se esqueça do uso de chapéus e bonés, óculos de sol e filtro solar com FPS 30, no mínimo, reaplicado a cada 2 horas para não ficar desprotegido! Hoje em dia também existem roupas com proteção UV que além de bonitas também ajudam a evitar queimaduras solares.

– O protetor solar não deve ser aplicado somente no rosto e no corpo. Há também opções labiais e capilares, que devem ser incluídas em qualquer rotina;

– Além do filtro solar, use o repelente! O produto deve ser aplicado após o filtro solar e reaplicado da mesma maneira (a cada duas horas), pode inclusive ser aplicado também diretamente na roupa.

– Beba muita água para não ficar desidratado (a);

– Cuidado com a pele – sobretudo – ao consumir frutas, bebidas e picolés de frutas cítricas (como limão e laranja): lave bem as mãos e outras partes do corpo que tiveram contato com esses alimentos antes da exposição ao sol e reaplique protetor solar para evitar manchas e queimaduras;

– Cuidado para não se molhar e ficar com roupas, fantasias e calçados úmidos: a melhor forma de prevenir uma micose é cuidando da higiene, e essas situações com umidade podem favorecer esse tipo de infecção;

– Priorize os calçados confortáveis, mas em casos de bolhas nos pés o ideal é não rompê-las para evitar que elas infeccionem;

– Para os foliões que vão curtir na piscina ou na praia, outra sugestão de cuidado é aplicar cremes ou sprays com proteção solar nos fios de cabelos e sempre que sair da água da piscina ou do mar, tomar uma ducha com água doce. Essa sugestão, junto à máscara de hidratação capilar, é muito importante – principalmente – para quem tem cabelos tingidos e/ou com químicas, para evitar o ressecamento e dano dos fios.

– Por fim, uma dica – principalmente – para as crianças: cuidado com a utilização/contato dos sprays de espuma, que podem conter substâncias tóxicas. Em contato com a pele, esses itens podem ocasionar reações alérgicas.

Aproveite o Carnaval com proteção e siga sempre as recomendações do seu dermatologista!

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho