Topo

Histórico

Blog da Adriana Vilarinho

Os diferentes tipos de protetores solar, suas características e indicações

Adriana Vilarinho

04/12/2017 04h00

Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto. Existem dois tipos de raios ultravioleta que podem danificar a pele: UVA e UVB. Os raios UVA são responsáveis pelo bronzeado, manchas e rugas e os raios UVB pela vermelhidão, além de aumentar o risco de câncer de pele. Um filtro solar de amplo espectro deverá proteger a sua pele dos dois tipos de radiação e são a melhor opção na hora de escolher o seu protetor solar.

FPS significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem uma determinação numérica que quantifica o seu FPS, que pode variar de 6 a 100 (nos produtos comercializados no Brasil). A indicação do FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA. A medida da proteção contra a radiação UVA é medida pelo PPD (Persistent Pigment Darkening), que idealmente deve ser maior do que 12 ou identificado como PPD +++ no rótulo dos produtos.

O filtro solar deve proteger a pele evitando o dano causado pela radiação solar. Se o filtro que você utiliza permite que sua pele fique vermelha após a exposição ao sol, isto é sinal de que a proteção não está sendo eficaz. Neste caso, você deve aumentar o FPS ou então reaplicar o filtro solar com um intervalo menor. A recomendação é reaplicá-lo a cada 2 horas ou após sair da água / transpirar muito. O fator mínimo recomendado para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol. A quantidade correta também é muito importante.

Atualmente, existe no mercado uma variedade enorme de filtros solares. A linguagem utilizada nos rótulos dos produtos muitas vezes nos deixa confuso na hora da escolha. Os termos mais frequentemente encontrados são:

  • Hipoalergênico: utiliza substâncias que geralmente não provocam alergias. Geralmente são filtros "PABA Free", ou livres de PABA.
  • "Oil free" e não comedogênicos: filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
  • Aerogel ou Efeito Blur: controlam a oleosidade e minimizam o efeito dos poros abertos e imperfeições.
  • Mineral: contém somente filtros físicos (dióxido de titânio ou óxido de zinco). São indicados para pessoas com pele sensível, alérgicas e podem ser usados como proteção extra para quem sofre de melasma.
  • Serum: Textura líquida com rápida absorção
  • Mousse: Toque aveludado, com efeito primer (minimiza pequenas imperfeições da pele)

Lembrar sempre que o uso de protetor solar para crianças menores de 6 meses deve ser feito somente por orientação médica. Porém, O FDA (Food and Drug Administration, órgão regulatório americano) não recomenda o uso de protetores solares, abaixo de 6 meses de idade, devido a sua maior absorção através da pele nessa faixa etária, e também pela possível dificuldade de ser eliminado pela imaturidade de seu sistema excretor. Para crianças entre 6 meses e 2 anos, escolha um protetor solar composto por filtros físicos (vem descrito na embalagem), pois é mais seguro para esta faixa etária. Acima de 2 anos, o protetor solar indicado ao público infantil leva em consideração as características da pele da criança. O FPS indicado para a criança é sempre acima de 30 para uma proteção segura.

 

Sobre a autora

Adriana Vilarinho é graduada pela Faculdade de Medicina do ABC, em São Paulo, especialista em dermatologia pela Associação Brasileira de Medicina e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da qual é membro. Também faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da American Academy of Dermatology.

Sobre o blog

O que a gente chama de beleza é o reflexo da saúde. Uma pele bonita é uma pele saudável, cabelos bonitos são cabelos saudáveis e por aí afora. Este é o espaço para quem busca orientações dermatológicas confiáveis, sempre visando o bem-estar, com dicas que muitas vezes podem ser até bem simples e descomplicadas, mas que são sempre baseadas na experiência médica.

Blog da Adriana Vilarinho